Sem categoria

Pregão especial da CVI-PR debate as últimas novidades do Novo Plano Diretor de Curitiba

No encontro de 29 de setembro de 2.017, além do pregão usual com as questões de mercado, tivemos a presença da arquiteta Mariane Erbano Romeiro, da Primum Omnium Consultoria, Pesquisa e Projetos, que atualizou as novidades do processo de questionamento, pesquisa e diálogo com relação ao Novo Plano a ser aplicado em Curitiba.

 

A principal crítica do andamento do processo é a falta de debate em detalhes que serão definidos apenas por decretos, impossibilitando o diálogo com a sociedade civil organizada sobre as implicações e impactos destas medidas.

 

Romeiro lembrou que a CVI-PR faz parte do G10, um grupo informal de entidades que está participando de debates diretamente com a Prefeitura Municipal de Curitiba para questões e análises do Novo Plano Diretor. Dentre a atividades deste grupo, estão os workshops, o qual um específico às entidades será realizado na próxima segunda, 2 de outubro. A expectativa é uma interação mais aprofundada sobre o tema, o que infelizmente não tem ocorrido nas audiências públicas (duas realizadas na quinta-feira), meramente protocolar.

 

“É essencial a participação de todos neste momento, antes da aprovação e enquanto há um diálogo direto com a Prefeitura. No encontro de hoje percebemos o quanto nossos associados estão acompanhando de perto as implicações, interessados em um Plano Diretor que tenha como foco os interesses de todos de Curitiba.” afirmou Márcio Favarim, Presidente da CVI-PR.

 

Os associados congratularam a iniciativa e sugeriram um trabalho mais efetivo com as questões mais urgentes diretamente com os vereadores para possíveis alterações ou emendas no momento da votação deste Plano Diretor. Também ressaltaram a importância de uma ação efetiva através das redes sociais, informando à população as alterações e os impactos destas mudanças. Através da pulverização da informação e de uma pressão maior da população aos vereadores e prefeito, teremos mais impacto e possibilidade de sucesso nestas reivindicações reconhecidas e efetivas.

 

***

 

A CVI-PR é uma entidade sem fins lucrativos que há 54 anos atua no interesse de melhorias no mercado imobiliário, num intercâmbio constante entre as empresas mais tradicionais do ramo. Saiba mais sobre nossa história em: http://cvipr.com.br/sobre-a-cvi-pr/