Vai entregar as chaves do seu apartamento? Ao preparar um imóvel para a vistoria de um engenheiro ou corretor de imóveis, algumas medidas básicas são indispensáveis para atestar as condições dos ambientes antes de ser entregue ao futuro inquilino ou comprador.
A vistoria tem como objetivo verificar se existem defeitos que comprometam o seu valor de venda e, ainda, a segurança dos futuros moradores. Sua realização é fundamental para garantir que o comprador receba o imóvel conforme acordado na negociação. Se você tem uma casa ou apartamento e precisa fazer uma vistoria, preste atenção nas dicas a seguir de como preparar o seu imóvel.
A primeira dica extremamente importante é: cuide da limpeza. Uma casa limpa, organizada e sem problemas visíveis de infiltração, pintura descascada e rachaduras ajudam na avaliação mais certeira do seu patrimônio. Por isso, pequenos reparos, investimentos nos cômodos e troca de móveis devem ser realizados. Além disso, peça para o síndico do condomínio disponibilizar as informações da infraestrutura das áreas comuns, pois alguns problemas podem interferir no valor do imóvel.
Caso o local não esteja desocupado, os móveis serão inseridos na vistoria, por isso é preciso verificar o estado de conservação, analisando as dobradiças, puxadores e a fixação segura destes objetos nas paredes ou outros lugares.
Porém, sempre se pergunte: o imóvel vale mesmo a quantia que eu quero pedir? Essa pergunta só pode ser respondida pelos profissionais especializados do mercado imobiliário após a vistoria. A Câmara de Valores Imobiliários do Paraná não compra ou vende imóveis, mas realiza emissão de laudos que avaliam os valores do seu patrimônio com imparcialidade, sigilo, discrição e seriedade para você fechar excelentes negócios.