A avaliação de imóveis rurais, feita por um profissional especializado, constitui no levantamento da metragem das áreas de terras, áreas construídas, máquinas, equipamentos e localização do imóvel.
Com relação a localização, o avaliador leva em conta a proximidade do imóvel rural com centros urbanos, estradas e serviços públicos, por exemplo, além de observar o acesso à propriedade e infraestrutura de transporte.
Tamanho e dimensões também são analisadas. É calculada a área total do propriedade, bem como configuração do terreno e topografia. Falando nisso, é importante dizer que o uso do solo é objeto de estudo, pois é necessário verificar se ele tem fins agrícolas, pecuários, florestais, entre outros, e seu potencial de uso futuro.
O avaliador especializado irá verificar ainda o clima e as condições ambientais da região, pois esses fatores podem afetar a produtividade da terra. Ademais, é preciso verificar a existência de edificações, como residências, celeiros, galpões e o estado de conservação dessas estruturas. Tudo isso afeta o valor final da propriedade.
Recursos hídricos, uso atual e potencial de desenvolvimento, avaliação produtiva, aspectos legais e documentação também são características analisadas durante a avaliação da propriedade.
Você precisa de uma avaliação para sua propriedade rural?
Entre em contato com a CVI!
➡️ Fale conosco pelo WhatsApp: (41) 98415-3806